Avenida Nadir Dias de Figueiredo
Distrito: Vila Maria

Nadir Dias de Figueiredo nasceu em São João Del Rey, MG, em 2 de dezembro de 1891. Pioneiro da industrialização de São Paulo, iniciou sua atividade empresarial no início do século XX, depois de ter trabalhado como empregado nas oficinas da Casa Guinle. Seu primeiro estabelecimento foi instalado no bairro da Liberdade, onde juntamente com seu irmão Morvan Dias de Figueiredo, se especializou na eletrificação de luminárias a gás. A guerra de 1914 abriu um novo mercado, permitindo a substituição das importações de equipamentos elétricos. A empresa só se consolidou no ramo de vidros em 1932, com a compra de uma indústria falida, a Cristaleira Baroni, até então a principal fornecedora de peças para os lustres produzidos por Figueiredo. Durante a II Guerra Mundial, compra a Fábrica de Louças Santa Rita, e juntamente com Roberto Simonsen, Eduardo Jafet e Manuel Barros Loureiro, funda a Companhia Bandeirantes de Seguros Gerais. Foi posteriormente indicado para presidente da FIESP, e nomeado líder Número Um da indústria brasileira. Faleceu em abril de 1983.

Rua Apareíba
Prefeitura Regional:
Vila Maria / Vila Guilherme (SPMG)
Começa na Avenida Guilherme Cotching, entre a faixa da linha de transmissão de energia elétrica e a Rua Antônio Fonseca, e termina na Rua Cássio de Almeida. Setor: 064 - Qdas.: 208,209,015 e 028.
01.930-5

DECRETO nº: 19.034 de 21/09/1983

Legislações anteriores: Lei 4371/53, Processo 76.503/47, Decreto 15.860, de 08 de maio de 1979 e Lei 9.616, de 28 de junho de 1983.