Pesquisa de Logradouros


Avenida Nove de Julho
Distrito: Jardim Paulista

A denominação da Avenida Nove de Julho é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. No dia nove de julho de 1932, ocorreu o estopim do conflito entre as forças paulistas e o governo provisório de Getúlio Vargas, o qual havia imposto normas consideradas anti- democráticas que diminuíram a participação política de diversos estados por meio, por exemplo, da anulação da Constituição Federal de 1892 e da deposição de diversos governadores estaduais. O movimento paulista pela reivindicação do poder contou com diferentes segmentos da sociedade que auxiliaram na organização e confronto armado que se desenvolveu. A construção da Avenida Nove de Julho data da década de 1920 na gestão do prefeito Pires do Rio que pretendia que esta corresse no meio de um parque desde o vale do Anhangabaú até a Avenida Paulista. Entretanto, as obras não foram iniciadas durante esta gestão sendo assim, iniciadas e prosseguidas pelos prefeitos Fábio Prado e Prestes Maia. Em 1941, ocorreu a oficialização da Avenida mantendo-se a homenagem ao evento paulista. Atualmente, a avenida funciona como ligação dos bairros da zona sul ao centro da cidade seguindo pelo vale do Saracura Grande.
O internauta Luiz Henrique Pereira Silva Ramos colaborou com as seguintes informações adicionais: A avenida Nove de Julho é uma via arterial da cidade de São Paulo. O logradouro constitui elemento de destaque no sistema viário principal da cidade pelo seu papel de eixo radial de ligação entre o centro da cidade, a região Sudoeste, a região da avenida Paulista e a Marginal Pinheiros, assim como com outras vias arteriais no município. Caracteriza-se ainda, especialmente no trecho que se localiza no centro, como uma avenida de fundo de vale. A avenida faz parte do trecho da rede viária da cidade que surgiu a partir do ordenamento sugerido pelo Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia.
www.cpdoc.fgv.br
ROSA, Silvia Costa. 1001 Ruas de São Paulo: guia sobre a história dos homenageados nas placas da cidade. São Paulo, Panda books, 2003.

 

Mais Informações

Prefeitura Regional:
Pinheiros (SPPI)
Descrição Técnica:
Começa no Largo da Memória e termina na Avenida Brasil. Bairros da Bela Vista e Itaim-Bibi.
CADLOG:
14.804-0
Oficialização:

ATO nº: 887 de 08/07/1935

Ato 887, de 8 de julho de 1935 - oficializa com a grafia "9 de julho".
Ato 1.341, de 22 de janeiro de 1938 - estende a denominação ao seu prolongamento.
Decreto-Lei 75, de 11 de fevereiro de 1941 - ratifica a denominação.

Mapa de localização

A exibição da localização através do GoogleMaps é feita pela consulta do endereço e eventualmente pode não corresponder ao endereço oficial do logradouro. Para visualizar a localização precisa do logradouro, você pode consultar o Mapa Digital da Cidade de São Paulo (GeoSampa), que é o mapa oficial da Cidade.

Comentários

Envie seu comentário ou outras observações sobre a história deste logradouro através do formulário abaixo. Suas informações serão analisadas e se forem relevantes serão compartilhadas aqui, para complementar a história deste logradouro.

Nenhum comentário ainda para este Logradouro. Comente.

Contato


Envie seu comentário sobre um Logradouro, dúvidas, sugestões ou outras informações que considerar necessárias.
Se quiser enviar informações sobre o logradouro pesquisado, selecione o nome do logradouro no campo assunto.

logradouros@prefeitura.sp.gov.br

Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Luz, São Paulo, SP

(11) 3396-6066 / 3396-6072