Rua Doutor Abelardo Vergueiro Cesar
Localização: Ibirapuera | Distrito: Jardim Paulista

Esta rua começou a ser aberta na década de 1920 como parte de um bairro que então se iniciava: a Vila Alexandrina, implantada ao lado de duas outras Vilas planejadas na mesma época, a Vila Paulista e a Vila Mascote. O responsável pelo loteamento foi o empresário russo Alexandre Waisntein através de sua empresa “Alexandre Waisntein & Co.”, posteriormente denominada “Waisntein, Marcondes & Cia. Ltda.”. Apesar de estarem situadas ao lado do bairro paulistano do Jabaquara, naquela época a três novas Vilas pertenciam ao então município de Santo Amaro, situação esta que somente se modificaria em 1935, ocasião em que ocorreu a anexação de Santo Amaro a São Paulo. O nome de “Vila Alexandria” foi sugerido pelos próprios loteadores e, seguindo a mesma tendência, todas as suas ruas receberam denominações com temáticas gregas, a exemplo da atual Rua Doutor Abelardo Vergueiro Cesar, denominada inicialmente como Rua Tessália no seu trecho entre a Av. Washington Luís e a Av. Santa Catarina; sendo Tessália o nome de uma região da Grécia.

Quando de sua abertura na década de 1920, a Vila Alexandria foi motivo de muitas matérias elogiosas na imprensa, especialmente no jornal Correio Paulistano, pois ali se projetava a construção de um Retiro dos Jornalistas. Naquela época, se escrevia: “A Vila Alexandria está se tornando um dos lugares belos e preferidos para moradia nesta Capital. Tendo em vista sua altitute, possui um clima invejável e pela sua proximidade das linhas de bonde do Parque Jabaquara e Santo Amaro, está destinada a ser um dos bairros mais futurosos de São Paulo.” Vindos de Campinas, uma comitiva de jornalistas assim se manifestou: “A paisagem ampla que se desenrolou diante da nossa vista chocou-nos com o imprevisto de sua conformação privilegiada, além da nossa expectativa. Excelentemente situada aquém do Brooklin Paulista e da Vila Mascote, com uma altitude maior do que a da Av. Paulista, o local é dotado de um clima ótimo e saudável, o que torna a sua posição invejável, prometedora de um belíssimo futuro. A Vila Alexandria acha-se dividida em quadras simétricas, separadas por ruas largas e retas.” Entretanto, a ocupação dos terrenos não ocorreu de imediato conforme o previsto, pois ainda na década de 1950 notavam-se poucas construções em suas ruas. O grande salto ocorreria nas décadas de 1960 e 1970, ocasião em que a maioria dos seus lotes foram ocupados.

Em 1970, através do Decreto 8.788, a denominação do logradouro foi alterada, em toda a sua extensão, para Rua Abelardo Vergueiro Cesar.

Abelardo Vergueiro Cesar nasceu em Espírito Santo do Pinhal a 21 de julho de 1894, filho do deputado e depois senador Abelardo de Cerqueira Cesar e de D. Maria José de Vergueiro Cesar. Desde a juventude teve a mais decidida vocação para os estudos. Em 1911 formou-se em letras pelo Ginásio do Estado e ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo onde se graduou em 1917. Ainda como estudante, colocou-se à frente do movimento cívico em apoio à campanha nacionalista de Olavo Bilac e ao Congresso da Mocidade. Por algum tempo, trabalhou ao lado dos professores Vergueiro Steidel e Ulpiano Pinto de Sousa. Na Revolução de 1932, foi um dos organizadores do M.M.D.C., tendo então o posto de tenente coronel. A esse tempo fundou  a “Ação Nacional”, partido político que mais tarde integrou-se no Partido Constitucionalista de São Paulo. Eleito deputado para a Assembleia Nacional Constituinte e no ano seguinte para a Câmara Federal, foi membro da Comissão de Finanças. Reorganizador da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo e seu presidente durante seis anos, obteve grande renome nas finanças e ciências econômicas, sendo vasta a sua bibliografia nesse campo. Foi ainda consultor da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Cia Paulista, diretor da Sociedade de Cultura Artística, tendo ainda sido o delegado brasileiro na Conferência Comercial Pan Americana de Buenos Aires ocorrida em 1935. Em novembro do mesmo ano apresentou e defendeu na Câmara o projeto de reorganização da Carteira de Redesconto do Banco do Brasil, para cuja direção chegou a ser convidado, mas não aceitou. Participou ainda da fundação da Sociedade Brasileira de Estudos Econômicos da qual foi vice-presidente. Em 1937 foi nomeado membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças e em 1938 presidente da Caixa Econômica Federal do Estado de São Paulo. Em 1941 ocupou a Secretaria de Justiça e depois o cargo de diretor da Caixa Econômica Federal. O dr. Abelardo Vergueiro Cesar era casado com D. Mariana Monlevade Vergueiro Cesar. Faleceu em São Paulo no dia 31 de julho de 1949 e foi sepultado em Pinhal.

Fontes: Correio Paulistano de 28/06, 23/12, 25/12/1922, 05/08/1923, 29/09/1942, Folha de São Paulo 12/11/1950. Mapas da cidade de 1943, 1952 e 1954 (Vasp Cruzeiro), O Estado de São Paulo de 02/08/1949.

Rua Tessalia, Rua Tuessalia e Rua Vasco da Gama.
Começa Auto Estrada Washington Luiz, e termina no Córrego Água Espraiada, fica entre a Avenida Washington Luiz e Rua Lacedemônia.
00.040-0

DECRETO nº: 8.788 de 22/05/1970