Pesquisa de Logradouros


Rua Líbero Badaró
Localização: Centro | Distrito: Sé

O jornalista e liberal João Batista Líbero Badaró nasceu na Vila Italiana de Laigueglia, a oeste de Gênova, no ano de 1798. Após cursar os primeiros anos de Medicina na Universidade de Pavia, tornou-se mais tarde discípulo do professor Antonio Bertoloni, catedrático de Botânica na Universidade local. Em Turim em 4 de agosto de 1825, recebeu o diploma de médico e cirurgião. Atraído pelo estudo das Ciências Naturais, interessaram-lhe particularmente a flora e a fauna do Novo Continente, o que o animou a vir para o Brasil. Chegou aqui em 1826. Depois de residir algum tempo no Rio de Janeiro, veio para São Paulo, passando a exercer simultaneamente o magistério, a clínica médico-cirúrgica e o Jornalismo. Como fundador de "O Observador Constitucional" dedicou-se à propaganda das idéias liberais, através de campanhas que tiveram profunda repercussão no meio social da época. Com isso provocou a ira do ouvidor da comarca, Cândido Ladislau Japiaçu de Figueiredo e Melo. João Batista Líbero Badaró, foi assassinado na porta de sua residência, na rua Nova de São José, hoje Rua Líbero Badaró, no dia 20 de novembro de 1830. Consta que foram suas últimas palavras a célebre frase "Morre um liberal, mas não morre a Liberdade".
Em 1822, chamava-se Rua de São José.

Nome anterior: RUA NOVA DE SÃO JOSÉ

Nome oficializado pelo Ato nº 972, de 24/08/1916.

Mais Informações

Nomes Anteriores:
Rua Nova de São José
Prefeitura Regional:
Sé (SPSE)
Descrição Técnica:
Começa na Rua São Francisco e termina no Largo São Bento. Centro Histórico de São Paulo.
CADLOG:
11.824-9
Oficialização:

ATO nº: 972 de 24/08/1916

Mapa de localização

A exibição da localização através do GoogleMaps é feita pela consulta do endereço e eventualmente pode não corresponder ao endereço oficial do logradouro. Para visualizar a localização precisa do logradouro, você pode consultar o Mapa Digital da Cidade de São Paulo (GeoSampa), que é o mapa oficial da Cidade.

Comentários

Envie seu comentário ou outras observações sobre a história deste logradouro através do formulário abaixo. Suas informações serão analisadas e se forem relevantes serão compartilhadas aqui, para complementar a história deste logradouro.

Nenhum comentário ainda para este Logradouro. Comente.

Contato


Envie seu comentário sobre um Logradouro, dúvidas, sugestões ou outras informações que considerar necessárias, através dos canais abaixo.

(11) 3396-6066 / 3396-6072

Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Luz, São Paulo, SP